A Susep – Superintendência de Seguros Privados – divulgou um relatório com dados do mercado de seguros, analisando a performance do setor no primeiro semestre de 2022.
O mercado de seguros teve um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período no ano de 2021, o setor arrecadou R$168,80 bilhões. O crescimento foi atribuído à capacidade que o mercado teve para se adaptar durante a pandemia.
A verdade é que as pessoas começaram a dar mais importância ao seguro, houve uma transformação da sociedade que começou a enxergar valor na contratação de seguros e isso vem refletindo positivamente no crescimento do segmento.
Pensando nisso, escrevemos esse conteúdo para entendermos qual a relevância do setor de seguros e quais as principais tendências e estratégias para o crescimento do mercado.
Não é mais novidade para você que o mercado de seguros está em intenso crescimento, e continua sinalizando uma expansão para os próximos anos.
Mas você já parou para pensar quais fatores estão por trás desse crescimento?
O principal ponto, sem dúvidas, é o reflexo da tecnologia nos processos do dia a dia.
O mercado de seguros não ficou de fora do digital e certamente passou por essa transformação, com soluções e serviços onlines que facilitam todo o processo, que antes era muito mais burocrático e demorado.
Hoje, os processos digitais vão desde o atendimento inicial, passando pela contratação e posteriormente quando o cliente precisa usar seu seguro. As soluções online e aplicativos oferecem serviços e respostas rápidas e 100% online.
Não é à toa que as corretoras de seguro estão investindo cada vez mais em ferramentas tecnológicas, como por exemplo big data, análise de dados automatizada e inteligência artificial.
Isso significa que o papel da tecnologia é imprescindível não só para o crescimento do setor, mas também para a eficiência e qualidade dos serviços.
Um dos grandes desafios do mercado de seguros é garantir uma comunicação fluida com os seus clientes, não só durante a contratação, mas também nos sinistros, na renovação da apólice, por exemplo.
Existem algumas estratégias e tendências que estão sendo adotadas e desenvolvidas para garantir o crescimento do mercado.
As empresas possuem na sua base de dados uma quantidade grande de informações sobre os clientes e seus tipos de apólices.
O uso inteligente desses dados pode trazer valor para a empresa, visto que, após uma análise detalhada, é possível identificar negócios em potencial que deverão ser utilizados estrategicamente pela empresa.
Os consumidores confiam em marcas com propósitos e valores bem definidos. É preciso ter uma preocupação genuína em resolver os problemas das pessoas e não só em vender um produto.
O atendimento empático é uma necessidade não só moral, mas estratégica para as empresas.
Não é porque os processos do mercado de seguros estão cada dia mais digitalizados, que você não deve se preocupar com a experiência do cliente.
Pelo contrário, o cliente deve ser o centro de qualquer estratégia de negócio. Observe seus clientes e antecipe as suas necessidades. Assim, você vai conseguir ajustar e oferecer a melhor proposta, de maneira personalizada.
Ao longo desse texto, já falamos muito sobre a importância da tecnologia na transformação do mercado de seguros. Insurtech é o termo que combina Seguros e Tecnologia.
A ideia é estar sempre implementando novas tecnologias, por meio de inteligência artificial, big data e internet das coisas, com intuito de analisar os dados coletados para oferecer serviço mais eficiente e acessível.
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