Fretes FOB e CIF são termos comuns no dia a dia do embarcador de cargas, responsável direto pela carga transportada e sua segurança.
Entretanto, você, embarcador, já se perguntou sobre a relevância dos dois tipos de frete?
E mais ainda, já se perguntou quanto à diferença entre os dois e qual escolher?
Se sim, este artigo da Grafel Seguros é para você.
Entenda agora qual a diferença entre os fretes FOB e CIF, e o que você precisa saber para escolher entre eles!
A diferença entre as modalidades de frete CIF e FOB está relacionada à transferência de riscos e responsabilidades entre o vendedor e o comprador na cadeia logística.
O termo CIF (Cost, Insurance and Freight) indica que o vendedor é responsável pelo pagamento do frete e pelo seguro da carga até o destino final.
Ou seja, o vendedor é responsável por todas as despesas associadas à entrega da carga, incluindo o frete marítimo, seguro, taxas portuárias, entre outras.
O comprador, por sua vez, é responsável por receber a carga no destino final e desembaraçar a mercadoria na alfândega.
Essa modalidade é comum em negociações internacionais, em que o vendedor possui maior expertise em relação à logística internacional.
Por outro lado, no frete FOB (Free On Board), a responsabilidade é transferida para o comprador assim que a carga é carregada no navio ou meio de transporte indicado pelo comprador.
Nesse sentido, o vendedor é responsável apenas por entregar a carga no local de embarque indicado pelo comprador.
A partir desse ponto, todas as despesas e riscos são transferidos para o comprador.
Portanto, nessa modalidade, o comprador assume um maior controle sobre a logística e pode optar por contratar serviços de transporte e seguro mais adequados à sua necessidade.
Diante dessas diferenças, cabe ao profissional logístico (embarcador), avaliar as necessidades do cliente, para oferecer a melhor opção de transporte.
Entretanto, para isso, é preciso considerar importantes critérios, os quais veremos a seguir!
Quando se trata de escolher entre FOB (Free on Board) ou CIF (Cost, Insurance and Freight) para o frete, existem vários fatores que devem ser considerados pelo embarcador.
Cada tipo de frete tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá de fatores como tipo de carga, da rota de transporte, do custo e das necessidades do embarcador.
Nesse sentido, são algumas considerações importantes para fazer a escolha mais assertiva:
Em geral, a escolha entre FOB e CIF dependerá de uma análise cuidadosa dos custos, da logística e das necessidades do embarcador.
De todo modo, em todos os casos, a contratação de um seguro de cargas é altamente indicada, tanto pelo risco que representa transportar cargas sob sua responsabilidade quanto pela obrigação legal de possuí-lo.
Desse modo, com a Grafel Seguros, somos capazes de assegurar a negociação da apólice mais adequada, poupando custos em até 70%, e garantindo tranquilidade nas operações.
Por isso, preencha o formulário abaixo e não deixe a tranquilidade das suas operações logísticas para depois: siga seguro conosco!