Ao longo do transporte, as cargas estão suscetíveis a diversos incidentes. Assim, cabe ao embarcador de carga assegurar a continuidade das operações.
Nesse sentido, é fundamental entender o seguro para embarcador de carga, isto é, o seguro de cargas cuja apólice indenizará certo valor em caso de sinistros.
Mas você quer entender melhor o papel do embarcador de carga nesta problemática e os benefícios do seguro para seus movimentos logísticos?
Então siga em frente com segurança, e leia abaixo!
Seguro para embarcador de carga diz respeito ao seguro para as cargas sob sua responsabilidade, uma vez que é ele o dono das mercadorias.
Nesse sentido, quer o embarcador de carga possua movimentos logísticos, quer ele dependa de terceiros (transportadores), é crucial contar com o seguro para cargas.
Para ilustrar isso, pense na seguinte hipótese: um embarcador de carga empacota e despacha a carga para transporte, junto ao transportador contratado.
Entretanto, em meio ao itinerário, o transportador sofre um sinistro e vem a capotar o automóvel, danificando severamente a carga sob sua responsabilidade.
Mesmo assim, quando contatado, o transportador alega não possuir qualquer seguro contratado.
O que você acredita que ocorrerá neste caso?
Seja como for, uma coisa é certa: infelizmente, se o embarcador da carga não ter contratado o Seguro de Transporte Nacional, o valor da sua mercadoria não será indenizado.
Desse modo, apesar da responsabilidade pelo transporte recair sobre o transportador, é fundamental que o embarcador contrate um seguro, para os seguintes fins:
Agora que você já entendeu a relevância do seguro para o embarcador da carga, veja um a um, os benefícios de contratá-lo!
Contratado o Seguro de Transporte Nacional (STN), a seguradora indenizará o embarcador de carga em todo o território nacional.
Isso se estende a todos os modais de transporte: aéreo, terrestre, ferroviário ou marítimo.
Em outras palavras, em caso de sinistros como capotamento, colisões, ou acidentes, o embarcador terá direito à devida indenização, conforme valores da apólice.
Nesse sentido, não haverá surpresas indesejáveis, nem impactos financeiros negativos, incidindo até mesmo no faturamento do negócio.
A contratação do Seguro de Transporte Nacional, com uma Corretora de Seguros experiente, otimiza custos e estipula somente o necessário na apólice, caso a caso.
Nesse sentido, vale recorrer à Grafel Seguros, experiente em cases de sucesso no setor logístico e capaz de reduzir os custos com seguro em até 70%.
Além disso, o valor do STN é razoavelmente baixo, considerando o risco muito maior de sinistros ao longo itinerário, e o eventual prejuízo financeiro em caso de não tê-lo.
A continuidade dos negócios pode ser comprometida em caso de sinistros cujo ressarcimento não seja praticamente imediato.
Nesse sentido, a contratação do seguro garante a rápida indenização do embarcador de carga sobre os prejuízos sofridos em decorrência das avarias às cargas.
Em outras palavras, quando o embarcador contrata o STN, ele está de fato assegurando a continuidade regular dos movimentos logísticos, mesmo em caso de eventuais sinistros com a carga transportada.
Atualmente, não contratar o seguro é estar à margem da lei, e correr o risco de sofrer suas sanções.
Desse modo, em caso de fiscalização, é possível enfrentar multas e outras punições.
Portanto, estar conforme a lei, é um aspecto relevante e certamente levado em consideração como critério de credibilidade para clientes e concorrentes.
O que você achou deste conteúdo? Foi útil para você?
Então continue lendo mais artigos como esse agora, através do nosso blog, e siga sua jornada com a segurança que você merece!