corretora de seguros
Tempo de leitura: 5 minutos

Talvez ninguém nunca tenha te falado, mas a corretora de seguros é a melhor opção para quem pretende contratar um seguro. 

Imagine você ter um representante certificado que atenda todas as suas necessidades, cuide dos seus interesses e traga segurança para seus contratos?

Infelizmente, nem todas as empresas estão comprometidas com a seriedade e a responsabilidade que o mercado de comercialização de seguros exige.

Se você for contratar uma corretora de seguros, é fundamental que exista um relacionamento confiável, sério e livre de transtornos. 

A corretora tem a obrigação de promover o bem-estar dos seus clientes. Não basta vender o produto, essa é apenas uma fase da corretagem. É preciso existir uma linha de suporte para os clientes, com um serviço de atendimento eficaz em todas as fases do processo.

Para te ajudar, nós separamos uma lista de dicas de como identificar se a empresa que você está contratando é confiável. Preparado? Vamos lá.

Qual a importância de contratar uma corretora de seguros?

A contratação de um seguro não é um processo simples e rápido, existem muitas etapas envolvidas, desde a busca por uma corretora de seguros confiável e habilitada, a recepção dos valores para comparação dos custos e benefícios das diversas seguradoras disponíveis no mercado, a avaliação da proposta aceita, conferência nos dados e suas devidas coberturas contratadas até a chegada da apólice de seguros.

Sem o acompanhamento de uma corretora, você poderia levar dias para pesquisar, comparar e contratar um seguro. 

Isso sem contar que você não teria o apoio de profissionais especializados para tirar dúvidas e te ajudar com todos os trâmites burocráticos que muitas vezes, você só tomaria conhecimento na hora de um sinistro negado, já pensou?

A contratação automatizada e robótica só pode ocorrer com o pleno conhecimento do segurado, do contrário exija uma corretora que ofereça especialistas e consultorias gratuitas

Uma cobertura básica, por exemplo, pode ser suficiente, mas é preciso intimidade sobre os riscos na qual o segurado está exposto. 

A corretora tem que ter habilidade para expor detalhadamente todos os pontos que pode ou não tornar necessário uma cobertura mais abrangente.

Entenda que o seu seguro tem que ser baseado além de preço e praticidade, sua apólice deve ser sinônimo de tranquilidade, segurança e eficiência. 

Por isso, a importância de se contratar uma corretora de seguros, pois é a experiência e conhecimento especializado que vão fazer diferença quando você precisar do seu seguro.

Dicas para saber se a corretora de seguros que você está contratando é confiável

Para não ter problemas na hora de contratar seu seguro ou, até mesmo, na hora de utilizá-lo, confira essas dicas antes de contratar uma corretora e aprenda a escolher uma empresa que vai te atender bem, com a seriedade e confiança que você precisa.

A corretora é certificada na Susep?

Susep é a Superintendência de Seguros Privados. Esse é o órgão regulador do mercado de seguros no Brasil, ou seja, é a Susep que certifica, habilita uma corretora a comercializar seus serviços.

Por isso, antes de contratar, verifique junto ao órgão regulador se a corretora que você está contratando possui a devida certificação. Você pode verificar isso diretamente pelo site da Susep. Se quiser acessar o site, clique aqui.

Caso não consiga encontrar informações pelo nome da empresa, pode ser porque ela esteja usando um nome fantasia. 

Então, você pode pedir para a empresa a numeração Susep deles. É possível encontrar o número SUSEP nos orçamentos, propostas e apólices.

Normalmente, as empresas já disponibilizam o número Susep nos seus sites.

Além de comprar o seguro, compre valor.

Somos suspeitos de falar que essa é uma das dicas mais importantes desse texto. 

Não tem segredo: escolha uma corretora de seguros que venda valores, como, por exemplo, segurança, conforto, tranquilidade, confiança, honestidade e transparência. 

Além disso, encontre valor nas parcerias que a corretora de seguros possui. Quão bom é poder contar com a vasta experiência da corretora com indicações de empresas terceirizadas para a melhor prestação de serviços às suas necessidades!

Vender o produto, o seguro, não é tudo. Contrate quem vai te vender uma experiência agradável, segura, quem vai te vender uma relação com transparência e confiança. Afinal, não é isso que você está procurando quando quer contratar um seguro?

Atendimento ao cliente

Procure uma corretora que tenha um atendimento diferenciado, humanizado e que se preocupe verdadeiramente com os clientes. 

Não basta somente contratar o seguro, é preciso ter convicção de que está e sempre será bem atendido em todas as etapas de todos os setores.

Não deixe de verificar se sua corretora se põe no seu lugar, se estão realmente dispostos a te ajudar e orientar em qualquer necessidade.

Mas a gente sabe que isso está longe de ser suficiente. Você sempre vai precisar do suporte da sua corretora. Então, verifique se eles estão realmente dispostos a te ajudar e orientar sempre que precisar.

Você pode ver se consegue acesso fácil e rápido as pessoas e também quais são os canais de comunicação disponíveis, chats, telefones, e-mail, whatsapp, entre outros.

Procure uma corretora de seguros que tenha um atendimento diferenciado, humanizado
e que se preocupe verdadeiramente com os clientes.

Dicas finais

A fim de evitar problemas na hora de contratar o seguro ou quando você precisar de qualquer apoio da sua corretora, fique atento aos detalhes que listamos abaixo, são dicas rápidas, mas valiosas:

– Não deixe de formalizar todas as suas dúvidas por e-mail, exija também que os retornos mais técnicos tenham protocolo da seguradora escolhida;

– Questione sua corretora de seguros sobre as atuações nos processos de sinistros bem antes de ocorrerem, faça perguntas sobre documentações necessárias, solicite exemplos de casos, investigue todas as possibilidades.  Tenha certeza de que sua corretora sabe bem explicar o que está divulgando;

–  Esteja atento a falsas promessas, exija que todas as informações sejam claras, transparentes e, se possível, formalizadas, tudo deve estar documentado.


Agora, me conta! Gostou desse conteúdo? Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, acesse nosso blog.

Aproveite para acompanhar a gente no Instagram e Facebook.